O Palmeiras joga contra a LDU de Quito nesta quinta-feira, 23, em primeiro encontro pela semifinal da Copa Libertadores. Em busca do tetracampeonato inédito, o Verdão precisará passar pelos equatorianos na capital do país. O estádio Rodrigo Paz Delgado, também conhecido como Casa Blanca, fica a 2.850 metros de altitude e é a grande fortaleza da Liga Deportiva Universitária, principalmente contra brasileiros.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Pode-se dizer que existem estádios na América do Sul com uma altitude maior que Quito, mas isso não diminui as dificuldades encontradas principalmente por equipes brasileiras na capital equatoriana.

Sabendo disso, a LDU costuma se aproveitar muito bem da condição. São quatro anos sem perder para um time brasileiro dentro de casa. Isso porque a última vez foi em 2021, na Sul-Americana contra o Grêmio. Desde então, são nove jogos e seis vitórias, além de três empates.

O brasileiro Tiago Nunes é técnico da LDU de Quito - EFE/ Andre Coelho

O brasileiro Tiago Nunes é técnico da LDU de Quito – EFE/ Andre Coelho

O cenário é semelhante no retrospecto geral. Isso porque, nesse mesmo sentido, a LDU costuma dominar os rivais brasileiros em Quito. Ao todo, são 32 jogos e 20 vitórias, sendo apenas sete derrotas. Curiosamente, três destas derrotas foram em sequência: entre 2020 e 2021, para Santos, Flamengo e Grêmio.

O único encontro entre LDU e Palmeiras aconteceu na Libertadores de 2009, à época os equatorianos eram os vigentes campeões do continente. O jogo terminou em vitória por 3 a 2 para os donos da casa.