O Palmeiras joga contra o River Plate nesta quarta-feira, 24, e decide a classificação para a semifinal da Copa Libertadores. Após ter vencido por 2 a 1 no Monumental, o Verdão joga pelo empate e defende uma invencibilidade história. O Palmeiras nunca sofreu uma virada no agregado, e foi eliminado da competição uma única vez após vencer o jogo da ida.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Invencibilidade histórica do Palmeiras

Em toda a história na Libertadores, o Palmeiras permitiu o adversário reverter o placar após vitória na ida somente três vezes. No entanto, em duas ocasiões o Verdão conseguiu evitar a eliminação.

Em 1999, contra o maior rival, o Palmeiras eliminou o Corinthians nos pênaltis após sofrer 2 a 0 na volta. O cenário foi semelhante 10 anos depois, em 2009, contra o Sport de Recife. Após vencer, o Verdão sofreu o revés por 1 a 0 na volta e precisou dos pênaltis para avançar.

Libertadores de 1999 (quartas de final)
Palmeiras 2 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 0 Palmeiras – Palmeiras classificado nos pênaltis

Libertadores de 2009 (oitavas de final)
Palmeiras 1 x 0 Sport
Sport 1 x 0 Palmeiras – Palmeiras classificado nos pênaltis

Libertadores de 2019 (quartas de final)
Grêmio 0 x 1 Palmeiras
Palmeiras 1 x 2 Grêmio – Grêmio classificado pelo gol fora

A única vez que o Palmeiras foi eliminado neste cenário foi em 2019, quando viu o Grêmio reverter com uma vitória mínima e avançar de fase com base no regulamento e critério dos gols fora de casa.

Contra o River Plate, o Palmeiras quase viveu este cenário em 2021. O Verdão fez 3 a 0 na Argentina e sofreu 2 a 0 em casa, no Allianz, mas ainda assim garantiu a classificação.

Para o jogo desta quarta, o Palmeiras precisa do empate para avançar. Uma derrota mínima leva a decisão para os pênaltis.

Palmeiras, de Abel Ferreira, tenta somar seus primeiros três pontos no torneio - David Ramos/Getty Images via AFP