O sorteio dos grupos da Libertadores de 2024 deu início à competição. Agora conhecendo seus adversários, os times começam a planejar questões logísticas, como planejamento de viagens, sabendo qual a distância a percorrer para cada jogo.
Tendo em vista o calendário apertado com o iminente início do Campeonato Brasileiro, muitas equipes do país terão desafios. Além disso, destinos longe de capitais, sem estrutura para grandes aeroportos, e grandes altitudes são outros empecilhos.
Entre os times do Brasil, quem foi sorteado com as maiores distâncias foi o Botafogo. Tendo em vista as distâncias em linha reta entre o Rio de Janeiro e as sedes dos adversários (desconsiderando possíveis escalas), as viagens em ida e volta somarão mais de 26.000 quilômetros.
No extremo oposto, o Grêmio contou com sorte na determinação dos rivais, pelo menos geograficamente. O time de Porto Alegre viajará a Buenos Aires, na Argentina, Concepción, no Chile, e La Paz, na Bolívia, que totalizarão pouco mais de 10.000 quilômetros.
Confira quanto cada time brasileiro deve viajar na fase de grupos da Libertadores de 2024:
FLUMINENSE

Fluminense conquistou a Libertadores em 2023 – Alexandre Battibugli/Placar
Atual campeão da competição, o Tricolor enfrentará o Cerro Porteño, do Paraguai, o Alianza Lima, do Peru, e o Colo-Colo, do Chile. Ao todo, as viagens do Rio de Janeiro para Assunção, Lima e Santiago totalizarão cerca de 16.328 quilômetros.
O trecho mais longo do Fluminense será para Lima, no Peru. A distância em linha reta do Rio de Janeiro para a capital é de 3.776 quilômetros.
RJ > Assunção: 1488km
Assunção > RJ: 1488km
RJ > Lima: 3776km
Lima > RJ: 3776km
RJ > Santiago: 2927km
Santiago > RJ: 2927km
Total: 16.382 km











