O Independiente Rivadavia fez história na última quarta-feira, 5, e se tornou campeão da Copa Argentina pela primeira vez, garantindo assim uma classificação inédita para a Copa Libertadores. O título, no entanto, complicou gigantes como Racing e River Plate, que ainda buscam uma vaga no principal torneio do continente. Confira os times já classificados e os cenários no futebol argentino.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
O título histórico do Independiente Rivadavia aconteceu em final contra o Argentinos Juniors. A equipe de Mendoza largou na frente e abriu dois gols de vantagem, mas o Bicho foi buscar o empate com um gol já nos acréscimos. Nos pênaltis, o goleiro Marinelli, que havia substituído o titular Centurión no final do jogo, pegou a cobrança de Molina e garantiu o troféu.
Rivadavia já havia eliminado o Platense, campeão do torneio Apertura, e também passou pelo River Plate nas semifinais, também nos pênaltis.
Com isso, o futebol argentino já tem três equipes classificadas para a próxima edição da Libertadores: Platense (campeão do Apertura), Independiente Rivadavia (campeão da Copa Argentina) e também Rosario Central (líder da tabela anual).
Há ainda outras três vagas em disputa para a Libertadores: o vencedor do Torneo Clausura, o segundo lugar na tabela anual, e o terceiro na tabela anual que disputa a fase prévia do torneio continental.
Boca Juniors x River Plate: clássico decisivo
O Boca está bem encaminhado para garantir a classificação à Libertadores e depende somente de si. Na 2ª colocação da tabela anual, a equipe xeneize precisa de uma vitória simples nas duas últimas rodadas: pega o River, em clássico na Bombonera, e depois o Tigre, dentro de casa.






