Desde que a Conmebol mudou o formato da Libertadores para final única, em 2019, apenas times brasileiros foram campeões. O domínio claro na maior competição de clubes da América do Sul, no entanto, não acontece no torneio inferior. A Copa Sul-Americana tem se tornado cada vez mais atraente e imprevisível, marcada pelo equilíbrio entre as diferentes equipes do continente.
Na atual edição, por exemplo, somente duas equipes brasileiras avançaram às quartas de final e, ainda assim, uma delas já foi eliminada. Ao todo, são oito times e sete países diferentes representados em 2025.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru – todos estes países estão representados nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Esta é uma realidade bem diferente da Libertadores, que conta com apenas brasileiros, argentinos e um equatoriano.
A diversidade da Sul-Americana seguirá para as semifinais, já que o Fluminense acabou eliminado pelo Lanús. Assim sendo, seguramente os quatro times classificados representarão quatro países diferentes.
2025: Quartas de final
2 brasileiros (Atlético-MG e Fluminense)
1 argentino (Lanús)
1 boliviano (Bolívar)
1 equatoriano (Independiente del Valle)
1 colombiano (Once Caldas)
1 chileno (Universidad de Chile)
1 peruano (Alianza Lima)
O cenário da edição de 2025 não é uma regra, pelo contrário. Assim como na Libertadores, os times brasileiros seguem com um domínio amplo na competição – pelo menos em termos de participação. Na edição anterior, por exemplo, 50% dos times nas quartas de finais eram brasileiros, o mesmo número de 2022. Na temporada de 2023, o número foi ainda maior (cinco times de oito).
Quartas de final da Sul-Americana nos últimos anos
2024: Quartas de final
4 brasileiros (Athletico, Corinthians, Cruzeiro e Fortaleza)
2 argentinos (Racing e Lanús)
1 paraguaio (Libertad)
1 colombiano (Independiente Medellín)
2023: Quartas de final
5 brasileiros (América-MG, Botafogo, Corinthians, Fortaleza e São Paulo)
2 argentinos (Defensa y Justicia e Estudiantes)
1 equatoriano (LDU)
2022: Quartas de final
4 brasileiros (Inter, São Paulo, Atlético-GO e Ceará)
1 uruguaio (Nacional)
1 venezuelano (Deportivo Táchira)
1 equatoriano (Independiente del Valle)
1 peruano (Melgar)






