Texto adaptado do Guia PLACAR do Supermundial

Welcome! Vem aí o renovado Mundial de Clubes da Fifa, que acontece entre 14 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos, e sucederá os antigos Intercontinentais e Mundiais que desde 1960 movimentam o futebol internacional. Os variados formatos da competição (e de torneios semelhantes não chancelados pela Fifa, como a Copa Rio) são alvo de análises históricas… e muita polêmica.

A nova competição seguirá os moldes antigos da Copa do Mundo de seleções, com 32 participantes. O torneio chega para substituir no calendário da Fifa a antiga Copa das Confederações de seleções, que era usada como torneio teste e preparatório para o Mundial no país-sede um ano antes do maior evento do futebol.

O Supermundial, porém, não ocupará o lugar do atual, que já em 2024 passou a ser chamado de Copa Intercontinental da Fifa e que conta com os campeões de cada continente da temporada. Confira, abaixo, o histórico dos Mundiais e entenda a controvérsia envolvendo a Copa Rio, vencida por Palmeiras (1951) e Fluminense (1952).

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Mundial Interclubes (1960 – 2004)

Disputado pela primeira vez em 1960, o torneio reuniu os campeões da Libertadores (criada justamente naquele ano) e da Copa dos Campeões da Europa – antigo nome da Liga dos Campeões, que passou a ser chamada assim na temporada 1992/93. Entre 1960 e 1979, as finais foram disputadas em jogos de ida e volta (Europa e América do Sul), com o mando de campo da grande final sendo alternado a cada edição.

Nos anos 1970, por causa da violência dos sul-americanos, especialmente o Estudiantes, os campeões europeus passaram a boicotar o torneio, que acabou tendo os vices na disputa, como Panathinaikos-GRE (1971), Juventus-ITA (1973), Borussia Mönchengladbach-ALE (1977), Malmö-SUE (1979) e Atlético de Madrid-ESP (1974), que inclusive se sagrou campeão mundial sem ter sido campeão europeu. Em 1975 e 1978, as finais Bayern de Munique x Independiente e Liverpool x Boca Juniors foram canceladas por falta de datas.