A fase de grupos da Eurocopa de 2024 está chegando ao fim. Nos últimos dias, quatro das seis chaves foram definidas, culminando na eliminação de Albânia, Croácia e Sérvia, seleções que trouxeram à tona um debate político de forte peso histórico das disputas nos Bálcãs, região localizada no sudeste do continente.

O componente geopolítico apimentou a participação das equipes na Euro. Naturalmente, o encontro entre albaneses e croatas, pela segunda rodada do grupo B, causou ebulição na tensão. O jogo em Hamburgo terminou empatado em 2 a 2.

Albania x Croácia - Euro 2024 - ROBERT GHEMENT/EFE

Albania e Croácia se enfrentaram na Euro 2024 – Robert Ghemente / EFE

Na ocasião, as torcidas se uniram em cânticos contra a Sérvia, um rival político de albaneses e croatas. O “Mate o sérvio” entoado na arquibancada gerou revolta na Federação Sérvia, que ameaçou deixar a Eurocopa caso a Uefa não aplicasse sanções.

A entidade passou a investigar albaneses e croatas, e punições chegaram a acontecer. O atleta Mirlind Daku, que pegou um megafone e puxou mensagens contra sérvios e macedônios após o empate contra a Croácia, foi suspenso por dois jogos e a Federação da Albânia ainda foi multada em 47.250 euros (mais de 270 000 reais).

Eliminada em uma chave com Inglaterra, Dinamarca e Eslovênia, a Sérvia empatou dois jogos e perdeu um. A campanha decepcionante de uma forte geração também foi marcada por manifestações extracampo contra o Kosovo, país que se declarou independente unilateralmente em 2008 após conflitos sangrentos contra sérvios no fim do século XX. Na mesma linha de coibir “mensagens provocativas” nos estádios, a Uefa apresentou punições financeiras à Federação Sérvia.

Os acontecimentos que invadiram o âmbito esportivo só refletem o calor político da região dos Bálcãs, uma área do sudeste europeu que é palco de intensas disputas territoriais e culturais. Em busca de explicações sobre a origem dos duelos, PLACAR entrevistou Marcelo Leite, mestre e doutor em história social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).