A França vai parar por completo neste domingo, 31, para acompanhar a maior rivalidade do país. O Olympique de Marselha encontra o rival Paris Saint-Germain para o ‘Le Classique’ de número 107 da história. A partida válida pela 27ª rodada da Ligue 1 Uber Eats acontece no Velódrome, estádio que fica na cidade portuária ao sul do país. A bola rola às 15h45 (de Brasília) e contará com transmissão na televisão fechada da ESPN e do serviço de streaming Star+. Conheça a história e as curiosidades que formam a rivalidade do maior clássico francês:
ÚNICO CAMPEÃO EUROPEU
A idade e tradição das equipes reflete nos títulos. O Olympique de Marselha já foi a equipe mais popular do país e brilhou nos anos 90, quando se tornou o primeiro e até hoje único francês campeão continental. Em 1993, no estádio Olímpico de Munique, a equipe sulista superou o Milan em placar mínimo para conquistar o título da Champions.
O trio Reims, Saint-Étienne e Monaco já foram vice-campeões, assim como o maior rival PSG, mais recentemente.
MAIOR CAMPEÃO FRANCÊS
Se o Paris Saint-Germain ainda tem pesadelos com a Champions League, pelo menos no cenário local a equipe se tornou hegemônica. A equipe passou os tradicionais Olympique e Saint-Étienne para se tornar o maior campeão francês. São 11 títulos de campeonato contra nove do rival sulista. Destes, nove foram conquistados na última década.
Líder isolado na atual temporada, o PSG deve aumentar a galeria de troféus e se isolar ainda mais como o maior campeão francês.
FREGUESIA RECENTE
Antes ainda do encontro entre Olympique e PSG virar um clássico, logo após o surgimento da equipe parisiense, quem mandava no futebol francês durante os anos 70 eram os sulistas. Foram nove encontros até que o Saint-Germain conseguisse o seu primeiro triunfo.
No entanto, o cenário se inverteu por completo durante a última década. Desde a temporada 2010/11, em 26 confrontos do campeonato, o PSG conseguiu 19 vitórias contra apenas três do OM. Em 2012, o Paris Saint-Germain iniciou uma sequência positiva que duraria até 2019, com 20 jogos de invencibilidade entre todas as competições.





