Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, surpreendeu nesta segunda-feira, 10, ao dizer que o clube não participará da nova edição do Mundial de Clubes. O multicampeão alegou que o torneio que terá novo formato em 2025 não é rentável. O clube, porém, negou a informação.

Segundo o treinador, a quantia oferecida pela Fifa ao Real para participar de todo o torneio não reflete o verdadeiro valor dos jogos da equipe. Em uma entrevista ao jornal Il Giornale, da Itália, ele ainda falou que outros clubes também devem recusar.

“A Fifa pode esquecer. Os jogadores e clubes não participarão nesse torneio. Um único jogo do Real Madrid vale 20 milhões de euros e a Fifa quer pagar-nos esse valor por todo o Mundial. Negativo. Tal como nós, outros clubes irão recusar o convite”, disse Ancelotti.

Real Madrid desmente Ancelotti

Horas depois de a entrevista repercutir mundialmente, o Real Madrid emitiu um comunicado desmentindo seu próprio treinador:

“O Real Madrid CF informa que em nenhum momento foi questionada a sua participação no novo Mundial de Clubes que a Fifa organizará na próxima temporada 2024/2025. Portanto, nosso clube irá disputar, conforme planejado, esta competição oficial que enfrentamos com orgulho e com o maior entusiasmo para fazer nossos milhões de torcedores ao redor do mundo sonharem novamente com um novo título.”

O próprio Ancelotti usou as redes sociais para dizer que foi mal interpretado.

“Na minha entrevista ao Il Giornale, as minhas palavras sobre o Mundial de Clubes da Fifa não foram interpretadas da forma que pretendia. Nada poderia estar mais longe do meu interesse do que rejeitar a possibilidade de disputar um torneio que considero uma grande oportunidade para continuar a lutar por grandes títulos com o Real Madrid.”

O campeonato contará com 32 times. Até o momento 29 vagas já estão preenchidas, com Palmeiras, Flamengo e Fluminense estão entre os times confirmados. O campeão da Libertadores de 2024 também estará no torneio.”