Há 61 anos, a Atalanta, bateu o Torino e conquistou a Copa da Itália de 1963. Em uma realidade bem diferente, mas pela mesma competição, o time da cidade de Bérgamo, no norte do país, tem a chance de voltar a conquistar um título de elite, em final contra a Juventus, nesta quarta-feira, 15, às 16h (de Brasília), no Estadio Olímpico de Roma. O jogo será transmitido em TV fechada pela ESPN 4 e pelo canal de streaming Star +.
Esta é a primeira das duas chances que a equipe dirigida por Gian Piero Gasperini tem para encerrar as seis décadas de jejum, já que a Atalanta também está na decisão da Liga Europa contra o Bayer Leverkusen, em jogo marcado para a próxima quarta-feira, 22, em Dublin na Irlanda.
O clube fundado em 1907, batizado em homenagem a uma heroína da mitologia grega (daí vem seu apelido, La Dea, “a Deusa”, em italiano), tem como único grande título de sua história justamente a Copa Itália de 61 anos atrás (tem ainda cinco títulos de Série B, o último em 2011, e uma da C)
Já sob comando de Gasperini, a equipe foi vice nas edições de 2018/19 e 2020/21. Na primeira final com o técnico, parou na Lazio. Já na segunda, perdeu para a Juventus, time que enfrenta na decisão deste ano.

O técnico da Atalanta, Gian Piero Gasperini – Divulgação / Atalanta
O título pode enfim coroar com taça um processo que completa oito anos de um trabalho autoral e que levou a equipe Nerazzurra a altas prateleiras no país e no continente. O tamanho sucesso abriu os olhos até de Pep Guardiola, treinador do vitorioso Manchester City.
Em entrevista coletiva recente, o espanhol rasgou elogios ao time italiano ao falar sobre o Liverpool, eliminado pelos comandados de Gasperini na Liga Europa. “Você já viu Atalanta e Roma? A partida que eles jogaram, uau! O Atalanta é incrível, eles podem vencer qualquer time.”
Há cinco anos, Guardiola já havia falado sobre a equipe após empate entre City e Atalanta pela Champions League. “Enfrentar a Atalanta é como ir ao dentista, é muito, muito duro, e sabíamos que seria.”
Ao longo da história, a Atalanta contou com diversos brasileiros, como Alemão, e um de seus grandes ídolos, o atacante Evair. Na atual temporada, o time de Bérgamo conta com o zagueiro Rafael Tolói e o volante , ambos pilares da equipe. Os destaques ofensivos são os atacantes Gianluca Scamacca e Ademola Lookman e os meias Teun Koopmeiners e Mario Pasalic.





