Autor do gol que garantiu o título da Champions League em 2005/06 para o Barcelona, o brasileiro Juliano Belletti segue com carreira no futebol europeu. Agora aposentado, o ex-lateral comanda o time B do Barça e em entrevista ao Mundo Deportivo revelou que sonha em ser técnico da seleção brasileira.

“Não pensava em ser treinador, eu era comentarista. Foi viajando com o Barça como embaixador durante a pré-temporada que encontrei o Carlo Ancelotti e ele me perguntou se eu era treinador. Eu disse que não. E naquele momento ele fez um comentário que me fez pensar. Ele me disse que eu o ajudava muito taticamente nos jogos, no Chelsea. Eu jogava como lateral, ponta, meio-campista… E foi aí que a ideia me surgiu”, contou Belletti.

Questionado sobre o ser maior sonho como técnico, ele revelou: “Trabalhar na seleção brasileira”.

Belletti aposentou como jogador em 2011. Após ser campeão pelo Barcelona, foi para o Chelsea, onde foi comandado por Ancelotti. Em 2010 voltou ao futebol brasileiro para jogar no Fluminense, mas não conseguiu sequência. Com problemas físicos, se aposentou em 2011, após assinar como Ceará e não conseguir atuar.

A carreira de técnico começou em 2020, no Cruzeiro, como assistente técnico. O ex-jogador depois assumiu o sub-20 do São Paulo até 2023, quando recebeu a primeira chance no Barcelona.

“Comecei como auxiliar técnico da base, depois auxiliar do time reserva, depois treinador da base e agora técnico do time reserva. O clube está vendo que posso contribuir”.

O brasileiro também foi perguntado sobre subir para o time profissional e ser o sucessor de Hans-Flick: “Estou indo passo a passo, sempre evoluindo. No momento, estou apto ao time reserva, à dinâmica desses jogadores, e garantir que eles estejam prontos para o time principal. Deixe que a diretoria responda”, disse, em meio às risadas.