As projeções dos jornais europeus se confirmaram: o volante espanhol Rodri, do Manchester City, é o mais novo vencedor da Bola de Ouro. O meio-campista de 28 anos desbancou o brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, favorito à conquista da premiação, e acabou eleito pela primeira vez.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

O troféu pessoal finda um jejum de 64 anos de um espanhol como melhor jogador do mundo na tradicional premiação da revista France Football. A última vez havia sido em 1960, com o compatriota Luis Suárez. Entre as mulheres, a vencedora foi a também espanhola Aitana Bonmatí, 26, do Barcelona.

Leia mais:

“Que noite incrível para mim. Tenho muitas coisas a agradecer, em primeiro à France Football, à Uefa, pela honra e a chance de estar aqui mais um ano. Agradecer a quem votou me mim, me deu essa confiança. É um dia especial para mim, para meu país. Queria agradecer a pessoa mais importante na minha vida, a Laura, minha namorada, que estamos há oito anos junto s e sem ela a trajetória não teria sido a mesma. Agradecer a minha família pelos valores que me passaram, ao meu agente. Não quero esquecer dos meus companheiros, ao staff do City. Sem vocês não teria conseguido. Estar no melhor clube do mundo torna tudo mais fácil. É uma vitória do futebol espanhol, muitos amigos me escreveram que o futebol ganhou”, discursou o volante, emocionado.