A FIGC, federação italiana de futebol, anunciou nessa quinta-feira, 3, que o Brescia foi oficialmente excluído da série C da Itália, após “não cumpriu todas as condições e requisitos necessários para obter a licença”. 

Faltava apenas o anúncio oficial, que veio acompanhado de um comunicado de imprensa: o Brescia Cálcio está fora do futebol profissional após 114 anos. O clube já havia declarado falência três semanas atrás, após não conseguir pagar parte de sua dívida (3 milhões de euros, equivalente a R$ 19 milhões pela cotação atual, de uma dívida total de 8 milhões de euros), após disputar a Série B do país na última temporada.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

O clube, que disputou a primeira divisão pela última vez há 5 anos, já contou com lendas do futebol como Roberto Baggio, Pep Guardiola, Gheorghe Hagi e Andrea Pirlo. 

O Fim do Brescia?

Diante da devastadora notícia para os torcedores do Brescia, a prefeitura da cidade ao norte da Itália decidiu intervir, convocando os dirigentes das três clubes locais (Ospitaletto, Lumezzane e FeralpiSalò ) para avaliar a viabilidade de iniciar um novo projeto.

O plano, portanto, é criar uma nova equipe, segundo o jornal italiano Gazzetta dello Sport. Um acordo com Grupo Feralpi, empresa fabricantes de aço, está quase fechado. No momento, a corrida é contra o tempo: o objetivo é se juntar ao FeralpiSalò, equipe da terceira divisão italiana, para jogar no Rigamonti, estádio do Brescia.