O Como 1907 não é bem uma novidade no futebol italiano. O clube da Lombardia, sediado em volta do lago Como, é centenário e retornou à primeira divisão da Itália ainda na última temporada. A postura dos Larianis no mercado, no entanto, tem chamado a atenção. Sob o comando de Cèsc Fábregas, o Como é o segundo time no país com o maior gasto na janela de transferências.
PLACAR te explica de onde vem o dinheiro do Como, aparentemente um modesto clube italiano que terminou a última temporada na 10ª colocação. Ademais, a equipe tem um projeto esportivo ambicioso e, além disso, uma postura ousada no mercado.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
De onde vem o dinheiro do Como?
A resposta está na propriedade do clube. Assim sendo, desde 2019, o Como é controlado pelo Sent Entertainment Ltd, um braço do Djarum Group, um dos maiores conglomerados da Indonésia. O grupo é liderado pelos irmãos Hartono, donos de uma das maiores fortunas da Ásia, conhecidos também por sua participação na indústria do tabaco e no setor financeiro.
Os irmãos Hartono estão entre os proprietários mais ricos no meio do futebol: 8º e 10º lugar no ranking mundial, com patrimônios próximos a 26 milhões de dólares – ocupando as posições de 71º e 76º mais ricos do mundo na lista da Forbes.
Por consequência, desde a entrada dos indonésios, o clube passou a ter maior ambição e estabilidade.

Budi Hartono é um dos nomes responsáveis pelo projeto do Como – Tatler Indonesia






