Eles não fazem gols, mas vestem o uniforme e volta e meia roubam a cena no futebol europeu. Os mascotes dos clubes viraram parte do espetáculo, encantando torcedores mirins ao redor do mundo. Com fantasias elaboradas, carisma e importância simbólica, muitos deles representam a história, os apelidos ou os valores de seus respectivos times. 

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Na Premier League, personagens como Gunnersaurus, Fred the Red e Stamford são quase tão conhecidos quanto os próprios jogadores. Na Espanha, Itália e Alemanha, leões, gatos e toupeiras também marcam presença. 

A seguir, a PLACAR listou os mascotes mais conhecidos ou engraçados de alguns dos principais clubes da Europa. Uma seleção que mostra como o futebol vai muito além do campo.

Arsenal – Dinossauro 

Gunnersaurus é um dinossauro verde e gigante, criado em 1993 após concurso com torcedores. Ícone do Emirates Stadium, virou símbolo de resistência ao ser demitido durante a pandemia e recontratado após protestos da torcida.

Reprodução Arsenal

Divulgação/Arsenal

Chelsea – Leão

O leão está presente até no escudo do Chelsea e Stamford é um felino sorridente vestido com o uniforme do clube. Seu nome é uma homenagem ao estádio Stamford Bridge, casa dos Blues.

Reprodução Wikimedia