O Borussia Dortmund acertou nesta sexta-feira, 2, a contratação do lateral-direito brasileiro Yan Couto, destaque do Girona-ESP nas últimas duas temporadas. O jogador de 22 anos, que pertence ao Manchester City, chega ao clube alemão por empréstimo até junho de 2025 com obrigação de compra ao fim do período. O valor total da negociação gira em torno de 30 milhões de euros (186,9 milhões de reais pela cotação atual).

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

Revelado pelo Coritiba, Couto deixou o futebol brasileiro tendo atuado apenas duas vezes profissionalmente no país. Logo na chegada a Europa, foi emprestado ao Girona tendo atuado em 29 jogos, com dois gols e cinco assistências.

Na temporada seguinte, 2021/22, jogou pelo Sporting Braga. Nas duas últimas, retornou ao Girona onde viveu o melhor momento da carreira. Foram dois gols e oito assistências em 39 partidas disputadas pelo clube espanhol na temporada que encerrou.

Yan Couto em ação pela seleção brasileira contra a Venezuela pelas Eliminatórias - Vitor Silva/CBF

Yan Couto em ação pela seleção brasileira contra a Venezuela pelas Eliminatórias – Vitor Silva/CBF

A equipe da Catalunha terminou fazendo uma histórica campanha, com a terceira colocação em La Liga, a elite do futebol espanhol.

O vínculo ainda não definitivo se dá por uma estratégia do Dortmund para não estourar o limite imposto pelo Fair Play Financeiro. Até o momento, o clube contratou três jogadores: o zagueiro Waldemar Anton e o atacante Serhou Guirassy, ambos do Sttutgart, e o meia Pascal Grob, do Brighton.