Após vencer o Portimonense por 3 a 0, no último sábado, 4, o Sporting contou com o tropeço do Benfica no domingo, 5, para conquistar o título do Campeonato Português. O time verde e branco de Lisboa levantou o 20° troféu da liga portuguesa, com direito a ataque avassalador e campanha sem sustos.
Com mais dois jogos a fazer, os Leões alcançaram os 84 pontos em 32 rodadas. Sem sustos, a equipe treinada por Rúben Amorim somou 92 gols feitos e 29 sofridos. Seguro defensivamente, o Sporting contou com brilho do centroavante sueco Viktor Gyökeres e dos atacantes Pedro Gonçalves, Paulinho e Francisco Trincão.
Invicto no Campeonato Português há 19 partidas, o clube de Alvalade ainda teve o meia Nuno Santos, escalado aberto pelo lado esquerdo e muito decisivo, com 8 assistências na Liga. O jovem zagueiro Gonçalo Inácio também foi um dos importantes pilares do elenco.
Entre os campeões, o Sporting conta com dois brasileiros no plantel. Matheus Reis, formado como lateral-esquerdo no São Paulo, conseguiu espaço atuando muitas vezes como zagueiro em Alvalade e fez 14 partidas como titular. Contratado no início deste ano, o defensor Rafael Pontelo teve participação mais tímida, com apenas uma utilização já nos acréscimos em vitória sobre o Vizela.
Gyökeres, artilheiro com 27 gols, é a maior contratação da história do clube português. O atacante de 25 anos foi comprado em julho do último ano por 20 milhões de euros (108 milhões de reais) junto ao Coventry, segundo valores informados pelo Sporting à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).






