Com a temporada europeia se aproximando do fim, os principais campeonatos começam a ter seus destinos definidos. O Liverpool já garantiu o título do Campeonato Inglês no último domingo, 27,, enquanto Barcelona, Bayern de Munique, Napoli e PSG lideram as outras quatro principais ligas do Velho Continente.
A quatro rodadas do encerramento da Premier League, os Reds conquistaram o título com uma goleada de 5 a 1 sobre o Tottenham. A disputa pelas vagas restantes na próxima edição da Champions League, no entanto, segue acirrada. Arsenal (67 pontos), Newcastle (62), Manchester City (61), Chelsea (60) e Nottingham Forest (também com 60, mas com um jogo a menos) brigam palmo a palmo por um lugar na competição continental.
Na Espanha, o Barcelona, liderado por Lamine Yamal, Lewandowski e Raphinha, comanda LaLiga com autoridade. A equipe abriu quatro pontos de vantagem sobre o rival Real Madrid, que vive um momento de instabilidade após perder o título da Copa do Rei para os catalães no último sábado, dia 26. O Atlético de Madrid, que começou bem a temporada, perdeu fôlego e ocupa o terceiro lugar, dez pontos atrás do líder. Caso o favoritismo se confirme, o Barça conquistará seu 27º título espanhol.
>Na Alemanha, o Bayern de Munique, após uma temporada atípica, reencontrou seu melhor desempenho e lidera a Bundesliga com 75 pontos. O Bayer Leverkusen, atual campeão, aparece logo atrás, com 67. A expectativa agora gira em torno de Harry Kane: será que o atacante inglês finalmente levantará o primeiro troféu de sua carreira?
Na Itália, o Napoli assumiu a liderança da Série A nas últimas rodadas. Com três vitórias consecutivas, a equipe do Sul da Itália ultrapassou a Inter de Milão e agora ocupa o topo da tabela com 74 pontos. Com quatro rodadas restantes, o campeonato ainda está em aberto, mas o Napoli, do meia escocês Scott McTominay, se aproxima do quarto título italiano de sua história.
Já na França, a hegemonia do Paris Saint-Germain permanece inabalável. O PSG conquistou o título da Ligue 1 de com seis rodadas de antecedência, mantendo uma vantagem superior a 20 pontos sobre o segundo colocado. No última sexta, 25, o time da capital sofreu sua única derrota na campanha, 3 a 1 para o Nice.
Agora, o grande objetivo do PSG é a inédita conquista da Champions League. O primeiro passo já foi dado com mais uma taça nacional garantida.





