Durante esta semana, não há outro assunto possível no lado branco do norte de Londres. A expectativa de todo torcedor do Tottenham é desentalar o grito de campeão na final da Liga Europa, contra o Manchester United, nesta quarta-feira, 21, no Estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha.
A decisão representa a chance do Tottenham quebrar o jejum de 41 anos sem vencer um título europeu, além de botar fim nos 17 anos sem qualquer troféu. Por outro lado, também evoca a lembrança de “quases”, que curiosamente ocorreram também contra rivais domésticos (três em Copas da Liga e um em Champions League).
Um desses vices foi contra o próprio Manchester United, na edição de 2008/09 da Copa da Liga Inglesa. Em entrevista exclusiva à PLACAR, o ex-goleiro brasileiro Heurelho Gomes, titular dos Spurs no vice e ídolo do clube, relembrou aquela decisão, que terminou em 0 a 0 e com título dos Diabos Vermelhos nos pênaltis.
“Cara, foi uma final em que superamos as expectativas. Nem o próprio torcedor esperava como foi. O Manchester United era uma equipe muito forte e mesmo assim fizemos um jogo igual. O Ben Foster (goleiro dos United) foi o melhor em campo”, contou o ex-jogador com outras passagens de sucesso, por Cruzeiro, PSV e seleção brasileira.

Tottenham ficou com o vice da Copa da Liga em 2009 – Divulgação / Instagram
“Equilibramos, tivemos oportunidade de ganhar de Cristiano Ronaldo, Carlos Tévez, Paul Scholes e companhia. Mas futebol é assim, quem não faz leva e acabamos perdendo nas penalidades.”
O Tottenham, naquela decisão, teve a chance de conquistar o segundo título consecutivo do campeonato. No entanto, a “batida na trave” manteve o troféu da Copa da Liga do ano anterior (2007/08) como o último do clube até aqui.






