O Napoli conquistou o Campeonato Italiano nesta sexta-feira, 23, ao vencer o Cagliari por 2 a 0, em confronto pela 38ª rodada da Série A, chegando ao seu quarto título nacional na história. O troféu isola o clube na oitava colocação entre os maiores vencedores de Scudettos do país.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
A equipe comandada por Antonio Conte somou 82 pontos, deixando para trás a Inter de Milão. Ao todo, foram 24 vitórias, 10 empates e quatro derrotas, com 59 gols marcados e 27 gols sofridos.
Os Arruzzi ficaram na briga pelas primeiras posições desde as primeiras rodadas. Entre idas e voltas, assumiram a liderança na 33ª rodada e seguiram até confirmar o título.

Torcida do Napoli faz festa nos arredores do estádio Diego Armando Maradona – Alberto Pizzoli/AFP
A equipe do sul da Itália agora supera a Roma em número de taças, ficando atrás apenas de Torino, Bologna, Pro Vercelli, Genoa, Milan, Inter e Juventus. Vale lembrar que a contagem considera polêmicas e “asteriscos”, como a edição de 1921/22, que teve dois vencedores (Pro Vercelli e Novese), em razão da separação entre a CCI (Confederação de Futebol Italiana) com a FIGC (Federação Italiana de Futebol).
Outro ponto que gera debates é acerca da quantidade de títulos da Velha Senhora e dos Nerazzurri. Em razão do Calciopoli, esquema de manipulação de resultados no campeonato, a temporada 2004/05 foi anulada e a de 2005/06 foi dada ao time milanês, resultando em dois scudettos a menos para a Juve, e um a mais para a Inter.





