O Santos confirmou que Marcos Leonardo, artilheiro do time na última temporada, recebeu uma proposta oficial do Benfica, que deve ser concretizada nas próximas horas, por cerca de 18 milhões de euros (cerca de 97 milhões de reais pela cotação atual). Autor de 21 gols em 49 jogos em 2023, o atacante de 20 anos deixará, portanto, o elenco do Peixe que disputará a Série B pela primeira vez e espera repetir a história de grandes goleadores brasileiros em Portugal.

Ao longo das últimas décadas, dezenas de atletas do Brasil cruzaram o Atlântico e brilharam em terras lusitanas, como Jardel, Liedson e Hulk. Relembre:

Jardel

Jardel (de pé à esquerda) foi multicampeão pelo Porto - EFE

Jardel (de pé à esquerda) foi multicampeão pelo Porto – EFE

Revelado pelo Vasco nos anos 90 e ídolo do Grêmio em sequência, Mário Jardel trocou o Brasil por Portugal em junho de 1996, para se tornar um ídolo do Porto. Em quatro anos no clube, foram 175 jogos e incríveis 168 gols, com direito a três títulos portugueses, duas Taças de Portugal e três Supertaças.

Após breve passagem pelo Galatasaray, da Turquia, voltou ao futebol lusitano para ser artilheiro do Sporting. Em 63 jogos entre 2001 e 2003, marcou 67 gols e levou um Campeonato Português e uma Taça de Portugal. Já experiente, teve uma breve passagem pelo Beira-Mar, em 2006.

Números em Portugal:

251 jogos
239 gols

Hulk

https://www.instagram.com/p/BeGXO4FlOYp/?hl=pt

Hoje entre os grandes jogadores da história do Atlético Mineiro, Hulk passou a brilhar mundialmente em Portugal. Contratado em 2008 pelo Porto junto ao Tokyo Verdy, o atacante ficou no Dragão por quatro anos e marcou época. Em 170 partidas, fez 77 gols e conquistou espaço na seleção brasileira por suas atuações. Também levantou a Liga Europa, quatro Campeonatos Portugueses, três Taças de Portugal e três Supercopas.