O Galatasaray conquistou a Copa da Turquia, na última quarta-feira, 14, ao vencer o Trabzonzpor. Agora, Os Leão focam no título do Campeonato Turco, competição da qual são líderes com oito pontos de vantagem.

Neste domingo, 18, às 13h (de Brasilía), a tradicional equipe recebe o Kayserispor e levanta seu 25º troféu da liga em caso de vitória. Se o Fenerbahçe empatar com o Eyupspor, em jogo simultâneo, o Galatasaray fica com a taça mesmo derrotado.

A temporada, que pode terminar com duas taças, beira a perfeição. Com um elenco que mescla juventude e experiência, o treinador Okan Buruk completa seu terceiro ano de trabalho e começa a chamar atenção do alto escalão europeu.

Assim, PLACAR elencou pontos que explicam o sucesso da “sensação fora do eixo” do futebol. Confira:

Técnico ídolo

Okan Buruk comanda o Galatasaray há três temporadas – Divulgação / Instagram

Na temporada 2022/23, o Galatasaray buscou no mercado um nome que jamais havia trabalhado em grandes. Ex-jogador com carreira vitoriosa pelo clube nos anos 90, Buruk acumulava passagens interessantes por partidas “menos badaladas”.

O terceiro colocado da Copa do Mundo de 2002 com a seleção da Turquia já havia levado o Akhisarspor ao título da Copa Turca, além de ter conquistado o Campeonato Turco com os Istambul Basaksehir. Porém, o desafio da pressão poderia ser um ponto de tensão para o promissor técnico.

Todavia, logo de cara, a primeira temporada terminou com título da liga. Da mesma forma, venceu em 2023/24, ano em que também conquistou a Supercopa.

Adepto de um sistema postado em 4-2-3-1, Buruk dominou a Turquia com alta posse de bola, boa criação de chances e capacidade de contra-pressionar para se manter dominante. O técnico utiliza meias-abertos como pontas agressivos, além de trabalhar bem as interações entre dois volantes e um meio-campista avançado, com um centroavante “tradicional”.