Em novo levantamento realizado pelo Observatório do Futebol (CIES), o Brasileirão apareceu em top 10 não muito positivo. O Campeonato Brasileiro é uma das ligas que menos dão chances aos jogadores mais jovens, com menos minutagem de atletas sub-21 no mundo. Em contrapartida, França, Bélgica e Holanda são destaques em oportunizar jogadores mais novos.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

O Brasil pode ser destaque quando o assunto é revelar jogadores e exportá-los a outros países, mas a liga brasileira pouco oportuniza esses atletas. No levantamento realizado, o Brasileirão é o 10º no mundo com menor minutagem de atletas sub-21.

O ranking é liderado pela liga peruana, seguida pelo campeonato grego e cipriota. Além do Peru, Equador e Brasil são os outros países sul-americanos na lista.

Destaque também para Turquia e Arábia Saudita, dois mercados de poder semelhante ao brasileiro e que também não contam com muitos jogadores sub-21 em atuação.

O Observatório do Futebol também fez o levantamento oposto, ou seja, as ligas com maior minutagem de jovens atletas. O top 10 é dominado por europeus de mercados alternativos, encabeçado por Sérvia, Dinamarca e Eslovênia. O único país fora da Europa na lista é a Austrália.

O destaque vai para Bélgica e Holanda, dois mercados fortes em revelação de atletas, além da França – único país que aparece tanto com a 1ª quanto também a 2ª divisão nacional. A presença de países nórdicos também chama a atenção: Dinamarca, Suécia e Noruega.

Ligas com menos minutagem a jogadores sub-21

1) División de Honor (Peru)
2) Super League 1 (Grécia)
3) First Division (Chipre)
4) J1 League (Japão)
5) Süper Lig (Turquia)
6) K League (Coreia do Sul)
7) Saudi Pro League (Arábia Saudita)
8) Liga Pro (Equador)
9) CSL (China)
10) Brasileirão (Brasil)

Ligas com mais minutagem a jogadores sub-21

1) Super Liga (Sérvia)
2) Superliga (Dinamarca)
3) SNL (Eslovênia)
4) Allsvenskan (Suécia)
5) A-League Men (Austrália)
6) Pro League (Bélgica)
7) Eredivisie (Holanda)
8) Ligue 1 (França)
9) Eliteserien (Noruega)
10) Ligue 2 (França)

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas .