Amada por uns e odiada por outros, a “Data Fifa” é um período do calendário do futebol mundial no qual as competições de clubes são interrompidas para dar lugar aos jogos entre seleções. No Brasil, a paralisação do Campeonato Brasileiro durante essas janelas é uma novidade recente, mas sua origem remonta a um processo para resolver um conflito histórico entre clubes e federações nacionais.
A origem do conflito entre clubes e seleções
A história do futebol entre nações é quase tão antiga quanto o próprio esporte. O primeiro jogo internacional oficial ocorreu em 1872, entre Escócia e Inglaterra.
Com a fundação da Fifa em 1904 e a criação da Copa do Mundo em 1930, os confrontos entre seleções ganharam relevância. No entanto, por décadas, não existia um calendário internacional coordenado.

Garrincha e Pelé ao final do jogo contra a Suécia pela Copa do Mundo de 1958 (Acervo Luiz Carlos Barreto)
A liberação de jogadores era uma questão de negociação, boa vontade ou, em muitos casos, imposição das federações, gerando atritos constantes com os clubes — que pagavam os salários dos atletas. Além disso, não era comum a existência de Eliminatórias longas e novos torneios, como a Uefa Nations League.
Com a crescente profissionalização e o avanço das transmissões a partir dos anos 1970, os clubes passaram a ter mais poder econômico e se tornaram relutantes em ceder seus principais jogadores. O desequilíbrio era evidente: seleções queriam suas estrelas, enquanto os clubes não queriam perder seus ativos.







