Ao acompanhar o futebol sul-americano, é comum se deparar com uma curiosidade linguística na Argentina: por que clubes gigantes como River Plate, Newell’s Old Boys e Racing Club possuem nomes em inglês? A resposta está diretamente ligada às origens do esporte no país, uma herança da forte influência britânica no final do século XIX.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

A influência britânica no futebol argentino

O futebol foi introduzido na Argentina por imigrantes britânicos, principalmente trabalhadores de ferrovias, marinheiros e comerciantes que se estabeleceram no país. Foram eles que fundaram os primeiros clubes e organizaram as primeiras partidas, e, naturalmente, batizaram essas equipes com nomes de sua língua nativa

Divulgação / Newell's

Newell´s Old Boys é de Rosário, cidade de Messi – Divulgação / Newell’s

O caso do Newell’s Old Boys é emblemático. O clube de Rosário foi fundado em 1903 por ex-alunos do colégio comercial anglicano, liderados pelo diretor e professor inglês Isaac Newell.

O nome “Old Boys” (ex-alunos) é uma homenagem direta a essa origem. Outros exemplos incluem o Banfield, nomeado em homenagem a Edward Banfield, um gerente inglês da companhia ferroviária Gran Sur, e o All Boys, fundado em 1913 no bairro de Floresta, em Buenos Aires.

O curioso caso do River Plate

O nome do River Plate talvez seja o que gera mais confusão. A tradução literal de “Río de la Plata”, o estuário que banha Buenos Aires, seria “Silver River”.