O Fluminense fará sua estreia no Mundial de Clubes na próxima terça-feira, dia 17, às 13h (horário de Brasília), contra o Borussia Dortmund, da Alemanha, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o técnico Renato Gaúcho destacou que as diferenças entre o futebol europeu e o brasileiro vão além do aspecto financeiro. Segundo ele, a mentalidade dos jogadores é um fator determinante. Renato afirmou que, se seus atletas adotarem a postura mental dos europeus, o desempenho da equipe pode melhorar significativamente.
“Quando se fala que lá se joga outra futebol é porque o jogador europeu, e o brasileiro quando chega lá, começa a criar outra mentalidade. Vira realmente um profissional porque vai ser muito mais cobrado do que é no Brasil. Taticamente se entregam os 90 minutos. Eu coloco isso para o meu grupo”, iniciou Renato.
“O dia que tiverem a mentalidade do jogador europeu os 90 minutos vão subir muito de produção. Você vê muitos jogos que os jogadores brasileiros ficam largados, desconcentrados. O europeu fica concentrado o tempo todo. E sem dúvida a parte financeira. Eu costumo falar que é como você pegar R$ 100 ou R$ 10 mil para ir ao supermercado”, comentou o técnico do Fluminense.

Renato Gaúcho, técnico do Fluminense. (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)






