O Mundial de Clubes 2025 chegou ao fim. Realizado nos Estados Unidos, de 14 de junho a 13 de julho, o torneio foi a primeira edição expandida para 32 clubes. A competição, idealizada pela Fifa, entidade máxima do futebol, apresentou um formato diferente, com fase de grupos e mata-mata, semelhante a Copa do Mundo.

Representando a Conmebol e o Brasil, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo. Na Europa, Chelsea, Real Madrid e Paris Saint-Germain dominaram os jornais. O torneio ainda contou com Lionel Messi defendendo as cores do Inter Miami.

Principais resultados dos brasileiros e europeus

Os clubes brasileiros entraram na disputa como azarões, mas mostraram ao mundo competitividade. Os times do Velho-Continente, com 12 vagas, confirmaram o favoritismo, especialmente Chelsea e PSG, que chegaram à grande decisão.

O Brasil teve momentos de glória, mas enfrentou desafios contra o poderio europeu. O Fluminense foi a equipe que chegou mais longe, parando nas semifinais e sendo eliminada justamente pelo campeão. O Palmeiras caiu nas quartas, mas deixou o Botafogo para trás nas oitavas. Já o Flamengo, não resistiu e acabou sendo despachado pelo Bayern de Munique, ainda nas oitavas.

Desempenho dos clubes brasileiros

Os clubes brasileiros fizeram ótimas campanhas e conseguiram passar da fase de grupos e alcançaram o mata-mata do Mundial. Veja um resumo da participação de cada um:

  • Palmeiras: veio do grupo do Porto e Inter Miami, de Messi, e chegou até as quartas de final, sendo eliminado para o Chelsea (2-1);
  • Flamengo: venceu o Chelsea na fase de grupos e chegou até as oitavas de final, sendo eliminado pelo Bayern de Munique (4-2);
  • Botafogo: venceu o PSG na fase de grupos e chegou até as oitavas de final, sendo eliminado pelo Palmeiras (1-0);
  • Fluminense: com a melhor campanha entre os brasileiros, tendo eliminado o vice-campeão europeu Inter de Milão nas oitavas, o Fluminense alcançou as semifinais e foi eliminado pelo Chelsea (2-0).

Clubes europeus dominaram?

O Chelsea se sagrou o grande campeão, quando todos imaginavam a vitória do PSG. E não foi qualquer vitória. O time inglês marcou três gols e anulou todas as jogadas parisienses. Cole Palmer foi eleito o craque do torneio, com dois gols na final. A campanha dos Blues, por sinal, inclui triunfos sobre Benfica (4-1) e Palmeiras (2-1), com Andrey Santos e Reece James se destacando nas ocasiões.