Em novembro de 2024, a Fifa revelou o design do novo troféu do Mundial de Clubes, rompendo com o tradicional formato de taça. A peça, desenvolvida em colaboração com a joalheria Tiffany & Co., apresenta um visual inovador e simbólico, assumindo a forma de um disco de ouro 24 quilates. Seu design é interativo: os anéis do troféu são móveis e podem ser abertos com uma chave dourada, revelando uma estrutura orbital inspirada nos Discos de Ouro lançados pela missão Voyager em 1977.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Troféu que será entregue ao campeão da Copa do Mundo de Clubes – Getty Images
Na parte de trás, o item exibe a Terra vista do polo norte, sobre o fundo de uma bola de futebol, acompanhada dos nomes das 211 federações-membro da Fifa e das seis confederações continentais.
Já no disco central, estão representadas as posições dos planetas em dois momentos históricos do futebol: 21 de maio de 1904, data da fundação da Fifa, e 15 de junho de 2025, data que deu o início da primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes.
A peça central do troféu traz um “lance cósmico”: gravuras a laser que homenageiam a história do futebol, incluindo jogadores em ação, bolas, luvas, traves e arquibancadas, celebrando a essência do esporte. Ao redor, em anéis concêntricos, estão gravados os nomes dos clubes participantes da edição, com espaço reservado para escudos de campeões de até 24 edições.
A criação do troféu acompanhou a reformulação da competição, que passa a ser disputada a cada quatro anos, reunindo 32 equipes divididas em oito grupos. Os dois melhores de cada chave avançam às oitavas de final, com jogos eliminatórios até a decisão — formato semelhante ao da Copa do Mundo de seleções.






