O futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Paris conhecerá hoje o vencedor do ouro. Nesta sexta-feira, 9,  Espanha e França duelam em Paris pela medalha dourada no esporte mais popular do planeta. Porém, vale lembrar que a modalidade não está entre as mais badaladas no programa das Olimpíadas e um dos motivos é a regra que só permite a convocação de três jogadores com mais de 23 anos por seleção.

LEIA MAIS

Paris-2024: os 11 jogadores mais famosos do futebol na Olimpíada
Puskás, Riquelme e mais; a lista de craques campeões olímpicos

A restrição que já foi um dos impeditivos para que grandes estrelas jogassem a competição tem origem em disputas políticas entre Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado) e o COI (Comitê Olímpico Internacional). No entanto, nem sempre a realidade foi essa e outros modelos já foram adotados.

É importante ressaltar que o futebol feminino não tem esse impeditivo na Olimpíada. Desde 1996 no programa, a modalidade para mulheres permite a convocação das melhores jogadoras de cada país, independentemente da idade, o que equipara o peso da conquista ao da Copa do Mundo.

Quando o futebol estreou nos Jogos Olímpicos?

Uruguai, ouro olímpico de 1924 – Domínio Público

Os Jogos Olímpicos de Verão da Era Moderna são disputados desde 1896. E, desde então, o futebol causa desavenças. Naquela edição, a modalidade inventada pelos ingleses não foi incluída de forma oficial, mas isso não quer dizer que não tenha sido disputada.

Houve apenas um duelo, entre Dinamarca e Grécia. Os dinamarqueses venceram e ficariam com a medalha de ouro caso a disputa estivesse oficializada. Não era assim e até hoje essa conquista não tem reconhecimento do COI.