Um ano bissexto é aquele com um dia a mais do que os normais. Ocorre a cada quatro anos — os fanáticos por esportes costumam gravar como os anos de Olimpíada —, para compensar o tempo extra que a Terra leva para orbitar o sol (365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos). Anos bissextos como 2024 adicionam um dia extra, o 29 de fevereiro, mantendo o calendário alinhado com as estações.
Naturalmente, pessoas nascidas nesta data não fazem aniversário apenas a cada quatro anos. A atual legislação brasileira prevê que os cidadãos possam ter sua data de nascimento registrada como 29 de fevereiro, mas formalmente o ano de vida será completado em 1º de março durante os anos não bissextos.
A prática introduzida no calendário juliano em 45 a.C. e refinada no calendário gregoriano em 1582 mexe com a lista de aniversariantes do futebol. Há, no entanto, poucos casos conhecidos de atletas apagando velinhas nesta quinta-feira.
Ferrán Torres, atacante do Barcelona, é um dos mais célebres. O espanhol revelado pelo Valencia, de passagem pelo Manchester City e atualmente na equipe catalã completa 24 anos.







