O Athletico Paranaense venceu o Maringá por 3 a 0, no último sábado, 6, e conquistou o Campeonato Paranaense, pois já havia vencido o jogo de ida por 1 a 0. Assim, o Furacão começou com o pé direito o seu centenário, algo que outros grandes clubes do país não conseguiram.

Agora, a equipe treinada por Cuca muda o foco para as outras competições da temporada. Neste ano, o Athletico ainda disputa o Brasileirão, a Sul-Americana e a Copa do Brasil. A conquista no estadual ao menos já garantiu uma glória para a temporada em que completa 100 anos. Na história do futebol brasileiro, algumas equipes tiveram conquistas junto da comemoração, enquanto outras amargaram resultados ruins.

https://www.instagram.com/p/C4_EBftxsh6/?img_index=1

Os centenários de clubes brasileiros

Atlético Mineiro (2008)

Quando completou 100 anos, o Galo apostou em Petkovic, Souza e Marques no ataque. Dentro de campo, porém, os resultados não foram satisfatórios. Sem nenhum título, terminou o Brasileiro em 12º, foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil e caiu na segunda fase da Copa Sul-Americana.

Botafogo (2004)

O Fogão teve uma temporada para esquecer em 2004. Sem sequer disputar as finais do estadual, o alvinegro ainda escapou do rebaixamento do Brasileirão na última rodada, ficando em 20°, e caiu na segunda fase da Copa do Brasil.

Corinthians (2010)

O Timão chegou em seu centenário sob enorme expectativa. Com Ronaldo Fenômeno no elenco, o Corinthians, porém, não levou nenhum título. O time ainda terminou em terceiro no Brasileirão e foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores pelo Flamengo. Amargou diversas piadas sobre o “centenada”.

Ronaldo comemora seu gol de pênalti durante a partida entre Corinthians x Cruzeiro, válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2010

Ronaldo comemora seu gol de pênalti durante a partida entre Corinthians x Cruzeiro, válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2010

Cruzeiro (2021)

Um deprimente aniversário de 100 anos marcou negativamente a história cruzeirense. Vivendo um momento de grave crise, a Raposa não venceu nenhum título, caiu na terceira fase da Copa do Brasil e ainda chegou a brigar contra o rebaixamento na Série B.

Luxemburgo foi demitido do Cruzeiro na transição para a nova gestão -