O CIES Football Observatory divulgou um novo relatório, com números de 2020 a 2025, sobre a exportação de jogadores de futebol pelo mundo. O ranking é liderado com folga pelo Brasil e o levantamento indicou destinos alternativos para os jogadores brasileiros. O top 3 ainda é composto por França e Argentina.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

O Brasil já liderava o ranking antes e conseguiu se manter na primeira colocação. O grande destaque, no entanto, são os destinos dos jogadores brasileiros. Ainda que Portugal seja o principal, alguns lugares surpreendem: como Japão, Malta, Emirados Árabes Unidos e até Indonésia. Das principais ligas europeias, Espanha e Itália aparecem no top 10 destinos dos brasileiros.

A França vem logo na sequência em termos globais, e com destaque. Foi o país que mais cresceu no segmento, com Luxemburgo como principal destino (a principal relação de exportação de jogadores).

A Argentina fecha o top 3, e fica somente atrás da França e termos de crescimento. Os argentinos também lideram o quesito no mercado sul-americano, mais que brasileiros, por exemplo. A relação argentinos no futebol brasileiro também cresceu com destaque.

Ainda no top 10, destaca-se a presença de Colômbia, Nigéria, Sérvia e Croácia. Fora do top 10, o principal destaque negativo é a Itália, somente na 24ª colocação. Entende-se, portanto, que italianos tendem a permanecer na liga local.

Veja abaixo o top 10 de exportações e também de destinos dos brasileiros.

Léo Ceará é o artilheiro do campeonato japonês pelo Kashima - Divulgação / leoceara