As bets, como são chamadas as empresas e casas de apostas esportivas, já são as responsáveis por três em cada dez patrocínios na elite do futebol mundial. No futebol brasileiro, esse número subiu para oito em cada dez depois de novo acordo do Vasco. Essas são algumas das conclusões de um levantamento inédito sobre patrocínios no futebol produzido pelo site Bolavip Brasil.

Metodologia

Foram levantados os patrocínios principais de 234 times de primeira divisão, de 12 países diferentes: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, México, Portugal e Turquia.

Em seguida, os patrocínios foram categorizados por segmentos: apostas online, instituições financeiras (bancos, casas de crédito e semelhantes), companhias aéreas, montadoras de automóveis, empresas de tecnologia, empresas de telecomunicações, empresas de energia (combustíveis e eletricidade), empresas de entretenimento, empresas de alimentos, patrocínios institucionais e outros.

Resultados globais

  • Três de cada dez patrocinadores principais no futebol mundial são de empresas de apostas online. No total, 64 patrocínios diferentes de bets.
  • O segundo segmento mais presente nas camisas dos times é o de instituições financeiras, com 35 patrocínios.
  • Em terceiro lugar, aparecem as empresas de telecomunicações, com 11 patrocínios diferentes.
  • Com 74 patrocínios, o campo “Outros“ contempla indústrias químicas, da construção civil, indústrias de equipamentos, de serviços e empresas do setor varejista.
  • Apenas dois clubes dos 234 analisados no levantamento não possuem patrocínio principal na camisa: Sevilla, da Espanha, e Lazio, da Itália.

Patrocínios de apostas online nos países

  • Em nove dos 12 países analisados no levantamento há patrocínios de sites de apostas: Inglaterra, Alemanha, França, Portugal, Holanda, Bélgica, Brasil, Argentina e México. Espanha, Itália e Turquia não contam com patrocínios de sites de apostas online nos clubes da primeira divisão.
Atlético-MG e Rosário Central contam com patrocínios de jogos online - Foto: Pedro Souza / Atlético