Rafael Tolói desembarcou na capital paulista, nesta quinta-feira, 14, para assinar com o São Paulo. Livre no mercado desde que deixou a Atalanta, o zagueiro de 34 anos retorna ao Tricolor Paulista depois de acumular 10 anos consecutivos na equipe de Bérgamo.
O defensor, além de ter somado 313 partidas pelo clube, também recebeu chances na seleção italiana, totalizando 14 jogos. Naturalizado, estreou em 2021, pouco antes de vencer a Eurocopa daquele mesmo ano pela Azzurra.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
O momento atual
No entanto, Tolói vem perdendo espaço na Atalanta desde o início da temporada de 2023/24. Além disso, acumulou problemas físicos e musculares pequenos, que atrapalharam na retomada da sequência positiva.
Em 2024/25, no entanto, viveu o pior período de sua passagem. Sem poder ser relacionado para de 14 das 52 partidas do clube por problemas musculares, fez apenas 17 jogos – sendo só seis como titular.
Assim, durante todo o período, acumulou 834 minutos. Tolói não contribuiu com gols, somou uma assistência e recebeu um cartão vermelho, no jogo em que a Atalanta foi expulso da Champions League, diante do Club Brugge.

Rafael Tolói na temporada 2023/24 começou a perder espaço na Atalanta – Divulgação / Atalanta
O período em que o defensor acabou mais utilizado foi na reta final da temporada. Entre janeiro e maio, Rafael Tolói atuou 13 vezes.
Como joga Rafael Tolói
Defensor de 1,85m de altura, o ítalo-brasileiro se destaca pela leitura de espaços e o jogo com os pés. Desse modo, mesmo sem ter a velocidade como principal característica, atuou por vezes como lateral-direito defensivo, ou como terceiro zagueiro pela direita.





