Vinícius Jr, atacante do Real Madrid, recebeu uma proposta tentadora do Al-Ahli Jeddah, para ganhar um salário de mais de 6 bilhões de reais no clube da Arábia Saudita, em um contrato de cinco temporadas. O clube é considerado um dos quatro grandes do futebol local, conta com atletas badalados e já teve diversos brasileiros em seu elenco.

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

O Al-Ahli,  que significa “O Nacional”, na língua local, possui três títulos da liga saudita. A equipe de Jedá também venceu outros 11 títulos na Arábia Saudita, dentre eles, a segunda divisão do futebol saudita, na temporada 2022/23, e seis Copas da Arábia Saudita.

O clube também é relevante no cenário internacional: possui quatro títulos continentais, sendo três AFC Champions League, em 1985, 2002 e 2008, e uma Taça da União das Associações de Futebol Árabe, em 2001/02. É importante não confundir a equipe alviverde da Arábia Saudita com o quase homônimo mais conhecido, o alvirrubro Al-Ahly, do Egito, clube mais vencedor da África.

Lua Crescente, Vitória, Juventude: o significado dos nomes dos clubes sauditas

Quem Joga No Al-Ahli?

Um dos quatro clubes grandes apoiado pelo fundo soberano da Arábia Saudita, como parte de um plano batizado Visão 2030, o Al-Ahli entrou na onda das grandes contratações do futebol árabe em 2023. Além de Roberto Firmino, ídolo brasileiro do Liverpool, o clube conta com atletas como o argelino Riyad Mahrez, que tem passagem pelo Manchester City, e o senegalês Edouard Mendy, goleiro campeão da Uefa Champions League pelo Chelsea. Roger Ibañez, zagueiro brasileiro que atuou pela Roma e chegou a ser convocado para a seleção brasileira, também integra o elenco.

O técnico da equipe é o ex-zagueiro alemão Matthias Jaissle. No passado, passaram pelo Al-Ahli outros atletas brasileiros, como o meia Bruno César, que jogou por Palmeiras, Corinthians e Vasco da Gama, no Brasil, e o volante Souza, atualmente no Vasco.

Reprodução / @riyadmahrez26.7