A Copa do Nordeste chega a sua fase decisiva neste fim de semana, com os confrontos das semifinais acontecendo no domingo, 26, às 18h (de Brasília), entre Sport x Fortaleza, na Arena Pernambuco, e Bahia x CRB, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Os finalistas serão definidos em confronto único, com penalidades em caso de empate no tempo regulamentar. O bom momento da competição vem se refletindo também nos números.

O valor distribuído pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para os participantes do regional é recorde, com premiação total de 50 milhões de reais. Quem avançar para a decisão  garante ao menos mais 1,3 milhão de reais, valor pago ao vice-campeão da “Lampions”. O campeão, por sua vez, fatura 2,1 milhões de reais.

A principal competição ostenta um recorde de público na temporada de 2024. Antes mesmo das finais – que serão disputadas em duelos de ida e volta –, a Copa do Nordeste já superou os números registrados, com público e renda, do último ano.

Até as semifinais, mais de 555 mil torcedores lotaram as arenas e estádios da região, nas partidas da fase de grupos e quartas de final. Em 2023, a marca chegou a 514 mil pessoas, levando em consideração as finais entre Sport e Ceará, que culminou no título do Vozão.

Com quatro partidas restantes para a edição deste ano, o público total deve ser ainda maior, mas o aumento já é de 8% em relação ao último ano. A média é de 7.500 torcedores por jogo, superior a de grande parte dos estaduais – só perdendo para o Paulista, Carioca e Mineiro. A renda total das partidas já atinge a marca de 11 milhões de reais. Em relação à última temporada, houve um aumento de 37% na bilheteria bruta de toda a competição.