Ano após ano, o movimento de um estrangeiro assumir o cargo de técnico de um grande clube do Brasil tem se tornado mais comum. Essa tendência, que já causou acalorados debates, no entanto, é menos frequente na mão contrária. Sendo, assim, raro encontrar um brasileiro em uma potência de outro país.

Entre os poucos profissionais que se aventuram mundo afora, um exemplo de sucesso é Gustavo Leal. Aos 38 anos, o treinador, que já acumulava experiência no STK Samorin, da Eslováquia, deixou recentemente o cargo do Atlético de San Luís, do México.

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

No clube que pertence ao Atlético de Madri, da Espanha, Leal assumiu a vaga na metade de 2023 e alcançou grandes feitos em uma temporada. Agora, ainda muito jovem, já sonha com um novo trabalho, como contou à PLACAR, em entrevista exclusiva, com direito a detalhamento sobre o futebol mexicano.

Futebol mexicano e suas particularidades

Atualmente, o Campeonato Mexicano é um dos centros com mais diversidade cultural da América. Na atual edição do Apertura, há jogadores de 25 nacionalidades diferentes, com direito a atletas além das Américas, como africanos e europeus.

Gustavo Leal: o promissor técnico brasileiro que brilha no Campeonato Mexicano - Divulgação / Atlético de San Luis

Gustavo Leal foi bem no Campeonato Mexicano – Divulgação / Atlético de San Luis

Entre os técnicos, a mescla também é grande. Dos 18 profissionais, há cinco mexicanos, quatro argentinos, dois espanhóis, dois uruguaios, dois brasileiros um sérvio, um português e um colombiano.