Dudu encerrou sua trajetória no Palmeiras. Em comum acordo com o clube, o jogador assinou a rescisão de contrato nesta quinta-feira, 12, encerrando um vínculo que se estenderia até o fim de 2025.

O ídolo do Verdão perdeu espaço na equipe desde que retornou de uma grave lesão no joelho direito. Além disso, se envolveu em uma polêmica em junho deste ano, ao ser anunciado pelo Cruzeiro (destino provável do atacante), o que estremeceu a relação entre o atleta e a diretoria.

A partir desse imbróglio, Dudu entrou em campo poucas vezes e o fim do ciclo teve tons melancólicos. Em sua última partida, na derrota contra o Fluminense, não houve sequer uma grande homenagem a um dos maiores ídolos da história do clube.

Os títulos

O atacante é um dos jogadores com mais títulos na história do Palmeiras. Com 12 títulos conquistados, está ao lado de Ademir da Guia, Junqueira, Mayke, Gustavo Gómez e Weverton.

Dudu conquistou quatro Campeonatos Brasileiros (2016, 2018, 2022 e 2023), três Campeonatos Paulistas (2020, 2022 e 2023), duas Copas Libertadores (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2022), uma Supercopa do Brasil (2023) e uma Copa do Brasil (2015).

Em 2020, Dudu trocou o Verdão pelo Al-Duhail, do Catar, por empréstimo. No entanto, por ter atuado em partidas da fase inicial do Paulistão e da Libertadores daquele ano, o “Baixola”, como é carinhosamente chamado pela torcida, entra no grupo vitorioso.

Os recordes de Dudu

Ao anunciar a rescisão contratual, nesta quinta-feira, 12, o clube exaltou alguns feitos: “Atleta com mais partidas pelo Alviverde neste século, dono de diferentes recordes no Allianz Parque e um dos mais vitoriosos jogadores da história palmeirense, Dudu será eternamente lembrado como um dos símbolos da era vencedora que temos vivenciado ao longo dos últimos anos.”

Desde que chegou ao Verdão, o ídolo tem 462 jogos, com 88 gols e 102 assistências anotadas durante o período. Ele é o 15º jogador com mais partidas e o 23º com mais bolas na rede pelo clube.