O debate que já dominou mesas de bar, redes sociais e discussões em família também virou pesquisa científica. Afinal, qual é a torcida que mais sofre com seu clube? A Sky Bet, em parceria com a Opta, analisou os últimos cinco anos do futebol inglês para identificar, com base em dados e sentimentos reais, quais torcedores foram os mais maltratados pelo esporte.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
O resultado criou um ranking que coloca 91 torcidas das quatro principais divisões da Inglaterra em ordem de sofrimento. Foram considerados 13 critérios diferentes, desde derrotas no último minuto até gols sofridos de ex-jogadores ou falhas grotescas que terminaram no fundo das redes. Realizando também uma pesquisa com centenas de torcedores que frequentam estádios, atribuindo peso emocional a cada tipo de raiva.
Entre os destaques curiosos do estudo, o Manchester United foi apontado como o clube com a torcida mais castigada pela chuva. Já os torcedores do Plymouth precisam dirigir, em média, 80 minutos para ver o time somar um ponto, quase o triplo dos fãs do Arsenal.
Confira os 10 primeiros colocados:
1. Southampton – 1789.7 pontos
Atualmente na Championship, a segunda divisão do futebol inglês, o Southampton estava na Premier League em 2020, ano em que a pesquisa começou. Os rebaixamentos em 2023 e 2025 foram só parte do problema. A torcida dos Saints enfrentou derrotas dolorosas e muitas falhas bizarras. Mesmo com alguns anos de Premier League, o clube acumulou uma série de frustrações.

Southampton ‘castigou’ torcedores com dois rebaixamentos – Divulgação/Southampton














