O Flamengo é o clube mais valioso do Brasil, e o único não europeu na lista dos 50 maiores do mundo, na 44ª posição. É o que aponta um estudo anual da Brand Finance, empresa especializada no tema, divulgado nesta semana.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
O Real Madrid ocupa a na ponta da lista, avaliado em 2,142 bilhões de dólares (R$ 11 bilhões na cotação atual). Logo depois vem o rival espanhol Barcelona conta com um avaliação de 1,910 bilhão de dólares (R$ 10 bilhões). Fechando o Top 3 vem o Manchester City, valendo 1,604 bilhão de dólares (aproximadamente R$ 9 bilhões).
Dentro do Top-10, seis times são da Premier League: Manchester City, Liverpool, Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham. Completando com um francês, o PSG, um alemão, Bayern de Munique, e os dois espanhóis já citados.
Além da lista de mais valiosos, a empresa também fez um ranking mostrando qual marca é a mais forte no esporte.
Critérios: A pesquisa utiliza um método que analisa receitas comerciais, de transmissão e de dia de jogo, alcance global da marca, fidelidade e envolvimento dos torcedores para avaliar o valor de marca dos clubes. Também é relevante o desempenho esportivo, além de métricas de força de marca, como reputação, tradição e influência internacional.

Brand Finance





