A 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior chegou na fase de oitavas de final, restando menos de dez dias para o seu encerramento, carregando as famosas surpresas – além de algumas zebras. Porém, uma particularidade revela o fortalecimento cada vez maior dos clubes com a função exclusiva de formar jogadores, como Ibrachina, Atlético Guaratinguetá e Aster Itaquá.
Além de já terem chegado entre os 16 melhores do torneio, as equipes têm em comum a operação apenas em categorias de base. Pouco conhecidos no cenário nacional, os times começaram a galgar espaço e seduzir jovens para seus elencos, hoje responsáveis por eliminar da Copinha tradicionais camisas.
Ao se classificar para as oitavas de final, o Ibrachina deixou para trás o Vitória e agora encara o Coritiba, repetindo o feito de 2023.
No caso do Atlético de Guaratinguetá, esta se trata apenas da segunda participação na competição e também da melhor campanha, com direito a eliminação de rivais como Bahia e Cuiabá, ambos da Série A nacional.
O Aster Itaquá, por sua vez, realizou o maior feito até aqui ao bater o atual bicampeão Palmeiras na última fase. Estreante, a equipe de Itaquaquecetuba tem trajetória invicta na competição. Agora, encara o rival de Guaratinguetá, o que também já assegura um dos novos figurantes em uma inédita fase de quartas de final.
Conheça o projeto de cada time:
Ibrachina
https://www.instagram.com/reel/C2JO6RpLOQ5/?igsh=MTdxYjV0ZW1tdDI3MA==
Fundado em setembro de 2020, o Ibrachina é um dos projetos mais promissores do futebol paulista. Oriundo de um projeto sociocultural que almeja integrar as culturas brasileira e chinesa, o clube situado no bairro da Mooca, em São Paulo, conta com as categorias sub-15, sub-17, sub-20 e trabalhos envolvendo crianças das periferias paulistas.
Em 2021, estreou no Paulista sub-20 e sequer passou da primeira fase. Porém, em 2022 e 2023 alcançou as quartas de final, caindo para Santos e São Paulo, respectivamente. No estadual sub-15, chegou à semifinal do ano passado, eliminando o Peixe.
Nesta edição, os principais destaques ofensivos do Ibrachina são Maurinho, artilheiro do time com três gols, e Jucélio. Os meias Fellype Gabriel e Kauã e o atacante Sorriso, que tem apenas 15 anos, são outros que despertaram elogios.
O clube é presidido por Henrique Law, filho de Law Kin Chong e Miriam Law, empresários citados na CPI da Pirataria, que busca combater a evasão fiscal, sonegação e falsificação na capital paulista. Ao site ge, o dirigente negou que exista qualquer relação entre o clube e os negócios da família, proprietária de dezenas de lojas de importação, segundo relatórios da investigação.
Atlético Guaratinguetá





