O Inter Miami, de Lionel Messi, não estará no novo Mundial de Clubes que será disputado pela primeira vez em 2025. Na noite de quinta-feira, 10, a equipe americana perdeu por 3 a 1 para o Monterrey no decisivo confronto das quartas de final da Concacaf Champions Cup, a Concachampions.
A competição era a derradeira chance do time que também conta com o uruguaio Luis Suárez, além dos espanhóis Jordi Alba e Sergio Busquets, assegurar vaga no torneio da Fifa.
Derrotado na última semana por 2 a 1 na Flórida, sem Messi, nem mesmo o retorno do craque argentino em Guadalupe ajudou. A equipe foi facilmente superada pelos rivais que marcaram com Brandon Vázquez, Germán Berterame e Jesús Gallardo. Diego Gómez descontou para os visitantes no fim. O jogo ainda teve a expulsão de Alba aos 33 minutos da etapa final.
O Mundial de Clubes de 2025 será a primeira edição do remodelado torneio da Fifa, que será disputado entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. Ao todo, 21 equipes já estão confirmadas – Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os representantes brasileiros -. Outras 11 vagas seguem em aberto e serão preenchidas ao final desta temporada.
São mais de 30 equipes ao redor do mundo ainda com chances de classificação. Os times brasileiros Atlético Mineiro, Botafogo, Grêmio e São Paulo são os únicos que ainda podem participar do novo torneio. Para isso, a único forma é ganhando a Copa Libertadores.
Caso o campeão já tenha assegurado a vaga em outras edições (caso de Palmeiras, Flamengo e Fluminense), abre-se uma nova vaga via ranking.
CONMEBOL (América do Sul)
- Palmeiras – campeão da Libertadores 2021
- Flamengo – campeão da Libertadores 2022
- Fluminense – campeão da Libertadores 2023
- +1 vaga para o campeão de 2024
- +2 vagas via ranking
Atualmente, Boca Juniors, River Plate e Olimpia estão se classificando via ranking. No entanto, Boca e Olimpia não jogam a atual edição da Libertadores e podem ser ultrapassados. Os mais próximos na pontuação são: Nacional (Uruguai), Independiente del Valle (Equador) e Barcelona de Guayaquil (Equador), seguidos por Cerro Porteño (Paraguai), Estudiantes (Argentina) e Libertad (Paraguai).
UEFA (Europa)
- Chelsea – campeão da Champions 2020/21





