A curiosidade em torno do futebol saudita cresce à medida que mais estrelas do esporte migram para a região e os clubes árabes ganham destaque no cenário internacional. Com o Al Hilal garantindo vaga nas quartas de final do Mundial de Clubes diante do Fluminense, após eliminar o favorito Manchester City, o interesse pelo futebol do Oriente Médio só aumenta. Mas afinal, você sabe o significado dos nomes dos times?
Na Saudi Pro League, a primeira divisão do Campeonato Saudita, dezesseis dos dezoito clubes começam com o prefixo “Al”. Esse termo é uma espécie de artigo na língua árabe e pode significar tanto “o”, “a”, quanto “os”, “as”. Apenas os clubes Damac e o Abha se diferenciam neste caso.
O significado dos nomes dos clubes sauditas:
Al Hilal = A Lua Crescente
O nome possui raízes na religião islâmica. Os muçulmanos seguem justamente o calendário lunar e a lua crescente significa renovação. Por isso, no antigo escudo do Al Hilal era possível ver uma lua ‘abraçando’ uma bola. O atual mantém uma referência lunar, bem como a estampa em sua camisa especial para o Mundial.

Jogadores do Al-Hilal comemorando o gol de Koulibaly contra o Manchester City Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Al Nassr = A Vitória
Não haveria clube melhor para ter Cristiano Ronaldo, um obcecado por vitórias. O Al Nassr é um dos clubes mais antigos do país e também recebe o apelido em árabe de “Al Alami”, que significa “clube global”. O nome é sugestivo já que, atrás do Al Hilal, é a equipe com mais títulos do campeonato saudita, com 19 troféus.







