O Museu do Futebol divulgou nesta terça-feira, 30, os textos vencedores do 3º Concurso de Crônicas Esportivas do Museu do Futebol, realizado em parceria com PLACAR e com o apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. Com um número recorde de inscrições válidas, 696 no total, 20 escritoras e escritores foram escolhidos com crônicas que tinham como tema central “O Futebol na Várzea”.

O texto vencedor, O melhor jogador de todos os tempos (clique aqui para ler), foi apresentado pela escritora Viviane Ferreira Santiago. A obra foi considerada uma das mais impactantes e bem escritas.

A crônica narrou de forma primorosa a história ficcional de João, um garoto com Síndrome de Down que encontrou na várzea uma paixão e um lugar de acolhimento – mesmo com muitos percalços. Viviane receberá o grande prêmio de 7.000 reais e terá sua história publicada na edição impressa de agosto.

O segundo lugar foi para Arzírio Cardoso com sua crônica intitulada O chute mágico (clique aqui para ler), narrando a história de um menino que assiste a um jogo de várzea ao longe, da varanda da casa da avó, e se impressiona com a diferença de tempo entre o chute que vê, e o som que lhe chega à distância – um conceito da física que parece mágica ao garoto. Com um texto poético e que parte de um detalhe pequeno para abordar o ambiente em que jogo se desenvolve. O autor receberá 5.000 reais como prêmio.

Fundado em 2008, Museu do Futebol tem três andares e fica dentro do estádio do Pacaembu - Nilton Fukuda/Museu do Futebol