Logo após a escolha de Robert Prevost como o novo Papa Leão XIV, surgiu uma curiosidade inevitável: qual seria o time do coração do santo padre? A pergunta ganhou força especialmente porque seu antecessor, o Papa Francisco, sempre demonstrou publicamente sua torcida pelo San Lorenzo.

Americano, o pontífice serviu durante muito tempo no interior do Peru, em especial em Chiclayo. Isso, naturalmente, causou efusividade na imprensa peruana, que já chegou a apontar para quem torce Prevost.

Na TV Perú Notícias, o jornalista Osler Lesclano afirmou que o Papa é blanquiazul. “Lembro-me de vê-lo em 2018 na Festa da Cruz de Motupe. Ele é próximo da juventude, das paróquias e do esporte. É apoiador da Alianza Lima”, disse.

PLACAR buscou contato com a Diocese de Chiclayo e membros da Ordem de Santo Agostinho do Brasil. No entanto, ainda não obteve respostas sobre a possível “paixão futebolista” do santo padre.

Nas redes sociais, circularam também fotos de Leão XIV ao lado de César Cueto, ídolo do clube de Lima. O Alianza também interagiu nas redes sociais em referência ao escolhido para assumir o pontificado.

Robert Prevost, o Papa Leão XIV, ao lado de Cesar Cueto, ídolo do Alianza Lima – Reprodução

Uma curiosidade que envolve Leão XIV e seu antecessor é uma “interação” entre Chiclayo e Buenos Aires. A cidade peruana, de atividade do americano, conta com times batizados em homenagem a dois gigantes da capital argentina, onde Bergoglio atuou.

No município de 600.000 habitantes do Peru, existem um Boca Juniors e um San Lorenzo de Almagro, homônimo do time do coração de Francisco. Fundados com referência nos tradicionais argentinos, os clubes têm escudos parecidos e vestem uniformes nas mesmas cores.

Esportista e fã de baseball

Apesar de nunca ter declarado publicamente uma proximidade com o futebol, Robert Prevost é um admirador do esporte. Em entrevista ao site da Ordem de Santo Agostinho, assumiu que já praticou tênis, apesar de ter se distanciado das quadras quando se mudou para o Vaticano.