O São Paulo anunciou a contratação de Oscar, nesta terça-feira, 24. O meia, que estava sem clube desde que deixou o Shangai Port, da China, chega ao Tricolor Paulista como reforço para 2025.
Minutos antes, o presidente Julio Casares havia anunciado o atleta de 33 anos “extraoficialmente”. Em seu Instagram pessoal, o dirigente postou foto ao lado do jogador com a hashtag #SuperReforço, utilizada na publicação oficial do clube, fazendo alusão à Superbet, patrocinadora máster da equipe.
O anúncio do clube também fez alusão, em tom de humor, ao Oscar, famoso prêmio da Academia de Cinema. A primeira frase da postagem foi: “And the Oscar goes to…”, que, em português, significa “E o Oscar vai para…”.
O meia revelado pelo São Paulo tem passagens pela seleção brasileira, Internacional e Chelsea. Em 2024, foram 16 gols e 29 assistências em 39 jogos pelo clube da China.
Agora, oito anos depois de chegar ao país asiático, o meio-campista retorna à sua primeira casa. As cifras ainda não foram reveladas, mas é certo que seu salário no time chinês, de 11 milhões de reais por mês, será reduzido.
A polêmica saída de Oscar
Oscar chegou ao São Paulo, em 2004, nas categorias de base. Meia de bom passe e chegada ao ataque, rapidamente se tornou uma joia do Centro de Formação de Atletas de Cotia.
A expectativa em cima do garoto era sabida nos bastidores do clube. Assim, quando ele tinha apenas 15 anos, o clube o levou para uma viagem à Espanha. Três meses antes de voltar ao Brasil, pôde assinar um contrato profissional com o clube, já aos 16 anos.
Desse modo, o meio-campista, badalado à época, estreou no time principal em 2008, ano em que fez um jogo. Em 2009, foi a campo 13 vezes, com duas assistências anotadas, antes de entrar em uma batalha judicial com o São Paulo.
Oscar acionou a justiça alegando que foi coagido a assinar contrato com o clube antes de completar 16 anos. Ele também contestou a validade do acordo renovado em setembro de 2008, que previa vínculo de cinco anos, contrariando as normas da Fifa sobre duração máxima de contratos para atletas jovens.
O jogador ainda denunciou atrasos no pagamento de salários e depósitos de FGTS desde a renovação do contrato. Dessa maneira, após longa novela, com reviravoltas, a causa foi ganha pelo atleta.







