O Laguna, o primeiro clube vegano das Américas, garantiu o título da segunda divisão do Campeonato Potiguar e a vaga na elite estadual de 2025. O acesso foi conquistado com uma vitória emocionante por 3 a 2 sobre o Univap, somada à derrota do QFC para o Alecrim por 1 a 0, no último domingo, 24.

O “algodão-doce”, apelido carinhoso da equipe de Tibau do Sul, encerrou a competição do Rio Grande do Norte empatado com 19 pontos, empatado com Alecrim e QFC. O troféu, porém, foi assegurado pelo critério de confronto.

A campanha do Laguna foi impulsionada por contratações de peso, como o atacante Bill, ex-Corinthians e Santos, e o volante França, ex-Palmeiras. O centroavante, inclusive, marcou duas vezes na vitória decisiva.

Clube vegano e inovador

Para o CEO do Laguna, Gustavo Nabinger, o título simboliza mais que uma conquista esportiva. “Esse é o reconhecimento de um projeto ousado e sustentável. Enfrentamos desafios fora de campo, mas mostramos que dentro das quatro linhas somos imbatíveis. Agora é hora de pensar nos próximos passos na primeira divisão”, afirmou.

O presidente Rafael Eschiavi também destacou o pioneirismo do clube em ideal vegano, ressaltando que o projeto começou em abril de 2022 com o objetivo de alcançar a elite do futebol nacional em 10 anos. “Este acesso é apenas o início. Vamos consolidar o Laguna como uma equipe vencedora na elite estadual e seguir avançando”.

Laguna comemorou título estadual - Henrique Holanda / Laguna SAF

Laguna comemorou título estadual – Henrique Holanda / Laguna SAF

Projeto e cardápio do Laguna

Reportagem de abril de 2023 de PLACAR mostrou em detalhes o projeto do primeiro time vegano do Brasil. O Laguna leva à risca o ideal de que é possível fazer futebol profissional – e em alto nível – sem o consumo de produtos animal, com sustentabilidade e jogando bonito.