As Olimpíadas de Paris 2024 começam oficialmente na próxima sexta-feira, dia 26 de julho, com a cerimônia de abertura, no rio Sena. O futebol sub-23, no entanto, segue a tradição de estrear antes, na quarta, 24 de julho, com Espanha x Uzbequistão, às 10h (de Brasília) pela chave masculina.

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.  

Atual bicampeão entre os homens, o Brasil não se classificou aos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 20 anos. No entanto, há sempre a expectativa da revelação de grandes jogadores. Craques que marcaram seu nome na história do futebol já disputaram o torneio e conquistaram a medalha de ouro no topo do pódio.

Os craques que já foram campeões olímpicos no futebol:

Ferenc Puskás (Helsinque-1952)

Puskás no topo do pódio dos Jogos de 1952 em Helsique -@Fifa.com/Twitter

Puskás no topo do pódio dos Jogos de 1952 em Helsique -@Fifa.com/Twitter

Puskás foi campeão olímpico no ano de 1952, com a seleção da Hungria, ao bater a Iugoslávia na decisão. O artilheiro canhoto é um dos grandes ídolos do Real Madrid e é um dos maiores jogadores da história, tanto que virou nome de um desejado prêmio – o de autor do gol mais bonito do ano pela Fifa.

Puskás dizia que “foi nas Olimpíadas de Helsinque 1952 que o nosso futebol começou a ser poderoso”. Aquele time húngaro contava também com o lendário Sandor Kocsis, seu parceiro na campanha do vice mundial em 1954. Os “magos magiares” ainda foram bicampeões em 1964 e 1968, já sem Puskás.

Lev Yashin (Melbourbe-1956)

Yashin é considerado um dos maiores goleiros da história do esporte - EFE