O Botafogo estreia na Copa Intercontinental da Fifa (equivalente ao Mundial de Clubes de 2024), nesta quarta-feira, 11, às 14h (de Brasília), contra o Pachuca, no Estádio 974, no Catar. A partida pelo Dérby das Américas, equivalente às quartas de finais, é o primeiro confronto do Glorioso na história dos Mundiais.

Uma derrota pode representar o fim do sonho de mais um título para o Fogão em 2024. Contudo, uma vitória mantém a grande fase e leva a equipe à semifinal, para enfrentar o Al Ahly, do Egito, antes de uma possível final contra o Real Madrid.

Esta é a primeira edição de Intercontinental (antigo Mundial de Clubes) em que os classificados pela Conmebol entram nas quartas de finais. Antes, entre 2005 e 2024, os sul-americanos entraram nas semifinais. Em 2000, em outro formato, houve fase de grupos.

As estreias de brasileiros em Mundiais

Mundial de 2000

Na primeira edição do Mundial de Clubes organizada totalmente pela Fifa, com mais continentes representados, Corinthians e Vasco foram os times do Brasil. O Timão foi o representante do país-aede, por ser campeão do Brasileirão de 1998, e o Cruzmaltino entrou como campeão da Libertadores de 1998 (as indicações foram em junho de 1999).

O Corinthians estreou vencendo o Raja Casablanca, de Marrocos, por 2 a 0, partindo rumo ao título. Enquanto isso, o Vasco bateu o South Melbourne, da Austrália, pelo mesmo placar. Os brasileiros fariam a final do torneio, com o Timão levando a melhor nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no Maracanã.

Mundial de 2005

Maiores clubes do futebol; Confira as 11 maiores equipes

São Paulo foi campeão do Mundial da FIFA de 2005 no Japão – Divulgação / São Paulo FC

Campeão da Libertadores de 2005, o São Paulo foi campeão mundial batendo o Liverpool. Porém, antes da final, o Tricolor teve jogo duro contra o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, em vitória por 3 a 2.