A temporada do futebol brasileiro já chegou ao fim e o ano também está em sua última semana. Assim, retrospectivas sobre acontecimentos no país e no mundo tomam as redes sociais – e no esporte não é diferente.
Entre os campeões e outros destaques do ano, existem peças essenciais em campanhas memoráveis. Como cogitar lembrar do Botafogo, campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, sem falar do poderoso ataque?
Seria possível falar do Corinthians na primeira divisão em 2025 sem a chegada de Memphis Depay? Ou mesmo o Internacional teria garantido uma vaga na Libertadores sem o atacante Wesley, que desembarcou em baixa após passagem pelo Cruzeiro?
Desse modo, PLACAR elegeu as melhores contratações do futebol brasileiro em 2024. Confira a retrospectiva em formato de lista:
Luiz Henrique, Almada e Savarino – Botafogo

Savarino marcou no jogo do título contra o São Paulo – Vitor Silva/Botafogo
Dono de dois dos grandes sonhos entre as equipes do Brasil no ano, o Botafogo é o único a ser lembrado com três nomes. E o ataque do Glorioso, que balançou a rede 123 vezes, é quem mais merece destaque, pela contratação de Luiz Henrique, Thiago Almada e Jefferson Savarino.
Luiz e Savarino chegaram à equipe no primeiro semestre. O Pantera Negra, direto do Real Bétis para o Fogão, vestindo a histórica camisa 7, balançou a rede 12 vezes e deu cinco assistências, com direito a gol na final da Libertadores contra o Atlético Mineiro.
Já no caso do Venezuelano, ex-Real Salt Lake, dos Estados Unidos, a influência ficou clara especialmente no Brasileirão. Apenas após a 30ª rodada, foram quatro gols e duas assistências, sendo um tento na vitória sobre o São Paulo, quando o título foi confirmado.











